OUTUBRO 2019 A JUNHO 2020
José Alberto Quintino
Presidente da RHLT

A Rota Histórica das Linhas de Torres teve a sua origem num projeto de salvaguarda, conservação e divulgação de cerca de trinta estruturas militares, distribuídas pelas duas primeiras linhas defensivas que tiveram por missão defender Lisboa da terceira invasão francesa, durante 1810 - as Linhas de Torres Vedras.

Este sistema militar único demonstrou a sua eficácia ao contribuir decisivamente para a manutenção da independência de Portugal e para o destino da Europa.

Depois de um profundo investimento na reabilitação, musealização, sinalização e acessibilidades destes locais, estavam criadas as condições para a constituição de uma rota histórica, cultural e turística, à qual o Turismo de Portugal atribuiu o Prémio de Melhor Projeto Público de Requalificação. A distinção reconhece o seu contributo para a qualificação do turismo nacional e para a notoriedade de Portugal como destino turístico de excelência.

Sem dúvida, a Rota Histórica das Linhas de Torres veio valorizar a oferta da região na requalificação do património monumental com a recuperação de fortificações militares e a implementação de diversos circuitos temáticos de visita que possibilitam ao turista conhecer melhor a região. O projeto destaca-se igualmente pela qualidade do acolhimento, apoiado por seis centros de interpretação, pelo desenvolvimento de parcerias com os diferentes agentes económicos, locais e regionais, nomeadamente ao nível da animação, restauração e hotelaria e das parcerias com os municípios envolvidos. 

Hoje, a Rota Histórica das Linhas de Torres é uma associação para o desenvolvimento turístico e patrimonial das Linhas de Torres Vedras que tem como objetivo a promoção turística do seu património, a mediação entre entidades públicas e privadas para a construção turística de um produto diferenciador no mercado.

A revista INVADE é mais um passo para dar a conhecer um território, que se estende entre o Tejo e o Atlântico, que cruza a história, a identidade, a paisagem com a gastronomia, os vinhos, o golf, as atividades equestres e desportivas, entre outras experiências.

Venha conhecer-nos e mude o seu destino onde mudámos o de Napoleão!

 
PRÓXIMO ARTIGO