O João da Vila Velha, como o conhecemos, nasce da dedicação e resiliência de quem aprendeu fazendo. A necessidade aguçou o engenho e abriu caminho à colher e à imaginação. Quem lhe dá o nome dá igualmente o corpo e a alma à casa, trazendo à mesa uma extensa variedade de sabores caseiros e distintos, num casamento feliz entre a cozinha tradicional portuguesa e a espontaneidade. Diversifica, arquiteta e serve em cada prato uma paixão que se sente: saboreando.
- 1 galinha (aproximadamente 3kg)
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de chá de açafrão
- 1 colher de café de gengibre em pó
- 1 cebola grande picada
- 5 dentes de alho picados
- 200ml de cerveja
- 500ml de vinho branco
- 200g de toucinho
- 100g de bacon
- 100g de manteiga
- 800g de grão-de-bico
- sumo de 2 limões
- ervas aromáticas a gosto (tomilho, alecrim, hortelã)
- 1 ovo escalfado/pessoa
- pão frito
- coentros ou salsa frescos para decorar
PREPARAÇÃO:
1 – Cortar a galinha em pedaços pequenos, colocar numa tigela grande e temperar com a canela, o açafrão e o gengibre. Adicionar a cerveja e o vinho e envolver muito bem. Reservar.
2 – Num tacho em lume brando, colocar a cebola, o alho, o toucinho, o bacon e a manteiga. Deixar cozinhar até ficar translúcido, sem ganhar cor.
3 – Adicionar ao tacho o preparado com a galinha, o grão e todas as ervas aromáticas a gosto. Deixar cozinhar em lume brando até a galinha estar no ponto. Por fim, regar com o sumo de limão.
4 – No empratamento, servir com um ovo escalfado e uma fatia de pão frito. Decorar com coentros ou salsa frescos picados e hortelã. Bom apetite!