JULHO A NOVEMBRO 2022

GeoWigo

O projeto GeoWigo – experiências digitais tem como objetivo promover, através da criação de “zonas”, ou desafios virtuais, experiências únicas, explorando o potencial das novas tecnologias para apresentar e dar a conhecer a região aos seus visitantes de uma forma única, inovadora e, sobretudo, muito divertida.

A importância da educação ambiental para a sustentabilidade do planeta, uma tarefa premente, exige de nós a promoção da mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, sobretudo no que respeita aos mais pequenos. Trazer as crianças e os jovens para o ambiente outdoor faz também com que se movimentem de forma espontânea, combatendo um sedentarismo responsável por tantos e tão graves problemas de saúde na vida adulta, sem lhes retirar o prazer de utilizar as tecnologias com que cresceram e que lhes são naturais.

A GeoWigo conseguiu implementar diversos percursos e experiências digitais com cunho educacional em escolas, mas as suas atividades não se dirigem exclusivamente às crianças e aos jovens. A empresa vem trabalhando com diversos municípios a integração e implementação de percursos adequados a todo o tipo de idades e condições, privilegiando experiências de um turismo acessível a todos. Dependendo do seu grau de dificuldade, as experiências digitais GeoWigo podem ser feitas em família, por um grupo de amigos, ou mesmo de forma individual.

As experiências GeoWigo, tão diversificadas quanto os seus utilizadores, têm lugar em locais de interesse histórico, militar, paisagístico, etc. Podem acontecer num ponto bem conhecido de uma cidade, ou numa cascata “escondida”. Para usufruir destas GeoWigo – Experiências Digitais necessita apenas de um smartphone com sistema GPS e a respetiva aplicação para o seu equipamento, disponível em www.geowigo.pt.

Não se esqueçam de utilizar o hashtag #GeoWigo nas fotos que publicarem nas redes sociais para que possamos ir acompanhando as vossas aventuras!

GeoWigo e as Linhas de Torres


No forte do Zambujal, Mafra, somos informados de que teremos de nos dirigir à entrada para receber instruções. A partir deste momento tornamo-nos um dos 250 homens que este forte albergava.

Teremos de superar alguns desafios e conhecer o Forte do Zambujal como a nossa própria mão.

Será que conseguimos transpor à primeira tentativa as tarefas que nos são impostas? Caso não correspondamos às expectativas, perderemos o “jogo” e teremos de começar de novo.

Após superar esta “missão”, rumamos até à Malveira onde, no Forte da Feira, nos tornamos num dos camponeses que ajudaram na construção desta fortificação.

Na entrada do forte estará o oficial inglês que nos dará todas as instruções para que consigamos concluir a construção de mais um dos 152 fortes que compõem as Linhas de Torres. 
Durante esta viagem teremos de dar água a quem trabalha na construção do fosso e a prestar ajuda na edificação do paiol. Um desafio digital que faz com que conheçamos e vejamos os fortes com outros olhos, percebendo por quem e de que forma foram construídos.

Estas duas GeoWigo, já implementadas nestes dois fortes das Linhas de Torres, aguardam a sua visita.

Em breve poderá visitar outros dois fortes da Rota Histórica das Linhas de Torres: o Forte do Cego e o Forte da Carvalha. Estes projetos estão a ser desenvolvidos com o Município de Arruda dos Vinhos. Também o Município de Monchique abraçou o projeto GeoWigo, para que possa descobrir os recantos desta encantadora vila.

Uma sugestão para o terreno


Crie a sua “mala de explorador” e inclua alguns dos seguintes itens: kit de primeiros socorros, lanterna e pilhas sobressalentes, powerbank, máquina fotográfica.

No caso de ir para um GeoWigo com um percurso mais extenso, recomendamos que inclua também: bastões de caminhada, perneiras, fruta, snacks e água para que possa estar sempre hidratado.

Recomendamos ainda calçado e roupa confortáveis.

Contactos
GeoWigo – experiências digitais
Travessa Luís de Camões, 1, Loja 2
2640-501 Mafra
(+351) 929 057 984
E-mail
Web
   ARTIGO ANTERIOR
PRÓXIMO ARTIGO