DEZEMBRO 2023 A JUNHO 2024

Adega Cooperativa da Lourinhã

A história da Adega Cooperativa da Lourinhã começa em 1957, data que marca a sua fundação como produtor de vinho branco e tinto. Mais tarde, detendo já o título de pioneira na produção de vinho leve, decide investir também na produção de aguardentes, ainda longe de imaginar quanta distinção alcançaria a marca que estava a criar.

É pela carta de Foral dada por D. Jordão, com a autorização do rei D. Afonso Henriques, que primeiro se percebe a antiga ligação da Lourinhã à produção vitícola, com a Aguardente da Lourinhã a nascer ainda no tempo conturbado das Invasões Francesas. 
Foi pelo mérito da sua produção que, em 1992, se estabeleceu a Região Demarcada da Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada Lourinhã (DOC), atestada como a primeira e única região demarcada do país apenas para produção de aguardentes. Na Europa, está em posição de igualdade com as célebres aguardentes de Armagnac e Cognac.

Porque não somos capazes de ignorar quem põe Mãos à Obra, fizemos uma visita à Adega, guiados pela conhecedora anfitriã, Nádia Santos. Percorremos os seus cantos e recantos, sempre acompanhados por intensos cheiros a que os sentidos não têm como ficar indiferentes. A passagem pelas caves é o momento alto da visita. Ficamos a saber tudo sobre o processo de produção da aguardente, sobre os métodos de envelhecimento e, ainda, como se faz uma prova deste néctar.

A produção é pequena, respeitando toda a tradição, dos métodos de produção até à rotulagem manual. Agende a sua visita e não perca a oportunidade de dar um toque pessoal à sua própria garrafa, marcando com as suas mãos esta experiência como uma memória única.

Contactos
Av. Moçambique 
2530-111 Lourinhã
(+351) 261 422 107 / (+351) 934 119 814
Visitas guiadas com marcação prévia
E-mail
Web
   ARTIGO ANTERIOR
PRÓXIMO ARTIGO