Com o inverno à porta, sugerimos uma nova experiência a não perder por quem procura uma íntima proximidade com a força da natureza. A escapadinha que lhe propomos percorre a costa da Lourinhã e Torres Vedras, num percurso que a fragrância e os sabores vindos do mar acompanham a todo o momento.
O curioso nome do alojamento Noiva do Mar, em Porto das Barcas, remete para a história da família que o gere: “Noiva do Mar” era o nome do barco de António Filipe, pescador e distinto residente de Atalaia, que dedicou toda a sua vida à sua família, à sua comunidade e ao seu ofício, a pesca da lagosta. É com ele que nasce a alma deste complexo turístico. Com ele e da união e vontade de três gerações unidas pelo amor, pelo mar e pelo amor ao mar.
Faça o check-in no Noiva do Mar e instale-se com todo o conforto num apartamento concebido a pensar no seu bem-estar, oferecendo todas as condições para estadias a dois, em família ou entre amigos. As instalações incluem SPA, piscina interior e exterior e a sempre benfazeja companhia do mar, que de todos os ângulos acompanha os seus movimentos, com as Berlengas, em frente, por testemunhas.
No pitoresco lugar de Porto Novo, com vista privilegiada para a praia, o mar e o rio Alcabrichel, o restaurante-marisqueira Promar distingue-se pela qualidade das matérias-primas, aliada à esmerada confeção das iguarias da carta gastronómica.
É nos melhores pratos de peixe e marisco que se sente a frescura singular da costa atlântica em diferentes receitas da cozinha portuguesa.
O Promar trabalha com produtores locais para fazer chegar à mesa o peixe mais fresco, o melhor marisco e as hortícolas mais saborosas que o Oeste tem para oferecer.
Aproveite a porta aberta durante todo o ano e desfrute de uma refeição memorável onde se destacam os grelhados, o peixe do mar e mariscos vivos, o arroz de polvo e as cataplanas de bacalhau, tamboril e marisco.
No vale das Escarpas da Maceira, abraçado pelo mar e pelo rio Alcabrichel, vai encontrar o espaço ideal para momentos de lazer, descontração e, como o próprio nome indica, aventura. O leque de atividades disponíveis é vasto e feito à medida do cliente. Preparadas e acompanhadas com todo o profissionalismo, nunca deixam de lado a boa disposição.
São muitas as atividades que aqui poderá experimentar: slide, tiro com arco, paintball, arborismo, parques insufláveis e trampolins, minigolfe, karts a pedais, bumperball, aluguer de BTT, escalada, rapel, escorrega de água, para além da organização de festas de aniversário.
Como vê, o Vimeiro Clube Aventura tem soluções para todas as ocasiões e dá-lhe muitos motivos para voltar e voltar e… voltar.
Percurso circular, tem início junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e leva o visitante a percorrer caminhos e locais cujas memórias estão associadas à batalha. Passando pelo Monumento Comemorativo do Centenário da Batalha, segue-se para a Maceira, onde estiveram tropas portuguesas, e depois para Fonte Lima, onde três brigadas inglesas estiveram ocultas em contraencosta.
O percurso conta com 16 km de extensão, que podem ser percorridos em pequenos circuitos.
Percurso linear que permite desfrutar de belas paisagens, quer envolvendo o espaço urbano, quer as praias que acompanham todo o percurso.
Siga a sinalética desde Porto Novo até à Praia Azul, com passagem por Santa Cruz. Com o mar sempre por perto, percorra trilhos com cenários de cortar a respiração, onde é possível vislumbrar as imponentes arribas desta costa e as praias de areia dourada, que contrastam com o azul do céu e do mar. Deixe-se embalar pelo uivar das ondas e enamore-se pelo arrebatador pôr-do-sol.
Enquanto guardião da memória da batalha ali travada a 21 de agosto de 1808, o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro foi estrategicamente construído junto ao campo onde os exércitos francês e aliado se defrontaram. À entrada do edifício, uma ampla janela assume o papel de miradouro. Enquanto ouve o relato do marcante acontecimento da 1.ª Invasão Francesa, o visitante vislumbra toda a ação… a imaginação é o limite!
A Batalha do Vimeiro tornou insustentável a permanência do exército invasor no país, pondo termo à Primeira Invasão e a um curto período de governo francês em Portugal, provando ao mesmo tempo que as tropas napoleónicas não eram, afinal, invencíveis.
A visita ao Centro é distribuída ao longo de várias salas, três das quais expositivas, e a um auditório, onde é projetado um vídeo sobre a Batalha do Vimeiro.
Da coleção da exposição constam armamento, fardamento, documentação da época e peças arqueológicas únicas. A vasta programação cultural está disponível todo o ano, quer para o público escolar, quer para os restantes visitantes e suas famílias. Este equipamento turístico e documental, inclusivo e acessível a todos, permitir-lhe-á aprofundar o seu conhecimento sobre a batalha do Vimeiro em particular, mas também sobre a Guerra Peninsular e as Invasões Francesas em geral.
Esta grande estrutura, cuja admirável geometria se revela numa vista aérea, é composta por três redutos ligados por um fosso comum. Hoje naturalmente livre das suas incumbências de defesa, o conjunto possibilita ao visitante uma bela e instrutiva caminhada, condimentada por vistas excelentes sobre a cidade de Torres Vedras. Construído em 1809, o Forte de São Vicente é considerado uma das mais importantes obras militares de todo o sistema defensivo das Linhas de Torres.