Se não deu hoje um saltinho até ao Centro de Interpretação do forte de S. Vicente, em Torres Vedras, ficou a ver navios… mas não há motivo para desânimo: vêm aí muitas outras manhãs de sábado para brincar, aprender e ficar a conhecer alguns dos episódios mirabolantes de que também se fizeram as Invasões Francesas, assim como a origem de algumas expressões, hoje tão comuns, que nesse período enriqueceram a língua. Agora veja lá, não saia à francesa – leve os miúdos consigo.
Do “Ala, que se faz tarde” da Família Real às atividades musicais e de ioga para a família, até 1 de junho do próximo ano vai acontecer de tudo um pouco no forte de S. Vicente.
Consulte aqui o programa e escolha um dia, ou - porque não? - escolha todos e faça a coisa à grande e à francesa. Não deixe que esta oportunidade vá para o Maneta - os mais pequenos vão agradecer-lhe.
Mais de duzentos anos depois de Beethoven ter rasurado o nome de Bonaparte da página de dedicatória da sua 3.ª sinfonia, a Eroica (veja este nosso pequeno documentário para saber porquê), o município do Bombarral – a que orgulhosamente chamamos um dos nossos – leva a cabo o seu Festival de Música Clássica.
O festival terá início – muito apropriadamente – a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, com Quadros de uma Exposição, a obra-prima de Mussorgski, interpretada por um quinteto de metais; e terminará igualmente em grande, no dia 29 do mesmo mês, com Mário Laginha e a Banda de Música do CCMB. E se acha que assim já estaria muito bem, espreite o que vem pelo meio: Ana Cosme, com o Trio de Canto, Violoncelo e Órgão; as incontornáveis Quatro Estações, de Vivaldi, especialmente dedicado às famílias; e o Concerto dos 40 Anos do Coro Adulto do CCMB.
Os concertos são também uma oportunidade para conhecer melhor alguns dos locais de referência da vila: o teatro Eduardo Brazão, a Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo, a Quinta do Sanguinhal e o Auditório da Escola Fernão do Pó.
Condicionada apenas pela lotação dos espaços, a entrada será livre em todos os concertos. Temos a certeza de que Beethoven teria aplaudido.
Conhecemos a sensação: não sabe o que fazer ao velho sabre que lhe sobrou das campanhas da Guerra Peninsular. À fiel tenda que o abrigou nas noites chuvosas do forte de Alqueidão. À bacia de esmalte em que refrescava a face enfarruscada de terra e pólvora. Ao velho pote de ferro em que cozinhava a sopa de sustança. Às refulgentes dragonas que lhe adornavam o garboso uniforme, antes de o uso e as traças terem feito com ele o que as tropas inimigas não lograram fazer.
Temos boas notícias!
O município de Sobral de Monte Agraço abriu as inscrições para a tão aguardada Feira de Velharias e Artigos em Segunda Mão, a ter lugar nos primeiros sábados de cada mês. Tem até 1 de outubro para reservar o seu lugar na primeira edição, que terá lugar no dia 7 do mesmo mês, na Estação Central de Camionagem de Sobral de Monte Agraço.
Para inscrições e mais informações, entre em contacto através de e-mail turismo@cm-sobral.pt, pelo telefone 261 942 296, ou visite o Posto de Turismo na Praça Dr. Eugénio Dias n. °12.
Marcha
substantivo feminino
1. ato ou efeito de marchar.
Marchinha
substantivo feminino
1. ato ou efeito de marchar menos e divertir-se mesmo muito pelo caminho.
A Marcha dos Fortes, que atravessa o território das Linhas numa extensão de 44Km e este ano vai já na sua 17.ª edição (tome nota: é já a 14 de outubro!) – tem uma irmã pequenina, a Marchinha dos Fortes, pensada para as famílias e que anima os seus 4Km de extensão com muitas atividades, incluindo, imagine, aprender a manejar um telégrafo de balões.
E como os montanheiros e caminheiros de todas as idades não deixam senão pegadas e não tiram senão fotografias — são Amigos do Ambiente —, deixarão aquele espaço mais rico, plantando algumas árvores.
Com os que pensam que, por ser mais pequena do que a Marcha, a Marchinha será menos desafiante, falamos depois da subida à Serra do Socorro…
A 1.ª Marchinha dos Fortes terá lugar a 14 de outubro próximo. Peça informações e inscreva-se gratuitamente através deste e-mail. Na volta do correio receberá informações detalhadas e as coordenadas GPS do local de encontro.
Todos sabem que Arruda dos Vinhos é um território vinhateiro de excelência, até porque traz a fama gravada nas muitas medalhas que adornam os rótulos dos produtores da região. E no entanto, se o Vale Encantado não faz segredo da excelência das suas vinhas, os vinhos em si guardam muitos mistérios que cabe a si descobrir.
Como no InvadeMAG não somos capazes de guardar um segredo, aqui vai: o município de Arruda dos Vinhos, em parceria com os produtores locais, criou o programa Na Rota do Vinho, com visitas guiadas e (surpresa!) provas de vinho, para que possa investigar na primeira pessoa os centenários mistérios de que são feitos os néctares de Arruda. Veja todos os detalhes, incluindo como inscrever-se, aqui.
Porque um bom vinho pede um bom copo, e para que não pense que Arruda tem apenas excelentes vinhos, aproveite para conhecer o património civil, histórico, artístico, militar e imaterial do município, inscrevendo-se no ciclo de visitas guiadas e audioguiadas Viagens pelo Património de Arruda, aqui.
Quem é amigo?
Como é hábito, e porque o Festival Novas Invasões é já um clássico, a revista Invade publicará um artigo sobre a edição de 2023, que teve lugar de 31 de agosto a 2 de setembro. Nós (porque não sabemos esperar) vamos adiantando as fotos que trouxemos de três dias de cultura, entretenimento e espanto em Torres Vedras.
Veja a galeria aqui.
Até dezembro, convidamos o público em geral, incluindo, naturalmente, famílias com crianças, a participar em mais de 40 iniciativas – da música ao teatro, passando pelo desporto, passeios equestres, atividades de leitura, saúde e bem-estar, cidadania e natureza, recriações históricas e comemorações oficiais, visitas guiadas, jogos, ateliês infantis e gastronomia. Divirta-se enquanto explora a história e a cultura dos territórios nacionais cuja identidade foi marcada pela passagem dos exércitos napoleónicos durante o período das Invasões Francesas.
Descarregue a versão PDF da Agenda, encontre uma proposta pertinho de si e junte-se a nós!
“O passado é um país estrangeiro: ali fazem as coisas de forma diferente.”
(L.P. Hartley, “The Go-Between”)
Passamos o tempo a contar o próprio tempo, vendo-o fluir, como areia por entre os dedos. E se alguma coisa permanece nas nossas memórias - como grãos de areia que se colam à pele -, a maior parte perder-se-á se a não cuidarmos de a conservar. Já não em formol, como no passado (lá faziam as coisas de forma diferente), mas nos meios vivos e dinâmicos que a revolução tecnológica pôs à nossa disposição.
Ao invés de competir entre si, a revista INVADE e o portal InvadeMAG complementam-se: porque não está sujeito aos constrangimentos das edições em papel, este permite disponibilizar não apenas os conteúdos não impressos por limites de espaço, mas também aqueles que são naturais às novas tecnologias, chegando a locais mais distantes e a grupos etários mais variados, sempre em prol da região das Linhas de Torres, da promoção do turismo na região e do seu património histórico único, acrescentando valor a um título de que tanto nos orgulhamos.
E depois, se não assinalássemos o começo das coisas, como celebraríamos os seus aniversários? As nossas vidas são sucessões de contagens e na Rota Histórica temos já muitos começos para celebrar, mas isso não nos tira empenho na hora de assinalar mais um: o Dia Zero do InvadeMAG é hoje, e é com renovada ambição que o partilhamos consigo.
Durante dez dias e nove noites, de 8 a 17 de setembro, o Sobral de Monte Agraço não dorme: quem em outros anos foi às festas da vila dirá que dormir, não dorme, mas come e bebe, dança, cultiva-se e, sobretudo, diverte-se muito. Nós sabemos do que estamos a falar.
As Festas do Sobral contam com um sem-número de iniciativas e atividades destinadas a públicos muito variados. Consulte a página de facebook das Festas e verá que não estamos a exagerar.
Como dizem no Sobral, “A melhor Festa acontece aqui!”
"O festival Novas Invasões é um ponto simultâneo de confronto criativo e de afirmação de uma visão europeia baseada na diversidade. Estas “Novas Invasões” diferem grandemente das “invasões” originais que, porém, lhes servem de cenário.
O Festival realiza-se de 31 de agosto a 2 de setembro de 2023 e destina-se ao público geral e, em especial, às famílias que procuram entretenimento, lazer e conhecimento, valorizando iniciativas que cruzem a cultura popular com as práticas de expressão artísticas e criativas contemporâneas, num contexto informal e de relacionamento interpessoal."
A 5.ª edição realiza-se até à madrugada de domingo (programa e mais informações na página oficial). Enquanto as imagens não chegam, espreite as galerias das edições anteriores aqui mesmo, no InvadeMAG.
Durante as Guerras Napoleónicas, a vida era dura para cavalos e cavaleiros. Hoje, claro está, uma experiência equestre já não acarreta tensões maiores que o nervoso miudinho de quem experimenta subir para a garupa de um cavalo pela primeira vez. Não faltam no Oeste nem cavalos, nem cavaleiros, nem locais onde uns e outros podem desfrutar da natureza e desenvolver o bem-estar físico e psicológico inerente a uma atividade como esta.
A Cavalos da Vinha fornece os locais, os cavalos e a experiência. O visitante leva o bem-estar, uns anos de vida a mais e algumas histórias para contar. Saiba pormenores na página oficial.