No interior do concelho do Bombarral, num local remoto cercado por campos de cultivo e imerso em paisagens de grande beleza natural, um monumento, bem cuidado e regularmente visitado pela comunidade britânica local, surpreende o viajante e complementa uma visita ao miradouro e local da batalha da Roliça. Trata-se do túmulo do tenente-coronel Lake, tombado neste local num violento recontro com as tropas francesas invasoras. Reproduzimos o texto que consta do próprio monumento:
“No dia 17 de agosto de 1808, em reação à invasão francesa de Portugal, desenrolou-se nestas colinas a Batalha da Roliça entre o exército napoleónico, comandado pelo General Delaborde, e as tropas anglo-lusas, comandadas pelo General Wellesley.
George August Frederik Lake, tenente-coronel do exército britânico, à frente do 29.º Regimento, da 3.ª Brigada, comandada pelo major-general Nightingale, foi surpreendido pelo inimigo neste desfiladeiro, ficando debaixo de fogo por três flancos. A ala direita do seu Regimento conseguiu atingir o topo da ravina.
Parte das tropas francesas, colocadas nas cotas mais baixas da sua posição, formaram então uma densa frente de ataque e lançaram-se vigorosamente pela retaguarda da ala direita do Regimento do tenente-coronel Lake. Em resultado dessa manobra ofensiva, tombou o próprio comandante tal como 4 dos seus oficiais e 66 soldados, ficando feridos 315 dos efetivos. Neste recontro foram ainda capturados 30 soldados e 6 oficiais, bem como a bandeira do 29.º Regimento, a qual seria posteriormente retomada. O corpo do tenente-coronel Lake foi aqui sepultado pelas suas tropas e, em sua homenagem, os oficiais ingleses, seus contemporâneos, mandaram erigir o presente monumento.”