InvadeMAG | Agenda dos Itinerários Napoleónicos

Julho

6 - 7

 sábado - domingo

8.ª Caminhada Noturna

Caminhada Noturna à Serra do Marão


O evento tem início junto à capela de Nossa Senhora do Viso, que, segundo reza a história, possuía um belo frontal de prata, agora representado por uma réplica, que os soldados de Napoleão levaram para França durante as invasões de 1807 e 1809. Supõe-se que este belo exemplar se encontre no Museu Britânico de Londres, na sala de arte religiosa, com o dístico “VISO – PORTUGAL”.

A Caminhada Noturna, evento de referência no Berço D'Ouro, proporciona aos caminheiros amantes da natureza momentos de contemplação e convívio inesquecíveis, reavivando, ao mesmo tempo, uma tradição antiga de romaria à Senhora da Serra.

Em ambiente de pura festa, inicia-se a noite com o famoso arroz de feijão cozinhado no pote, seguido de animação até à hora da partida. Os caminheiros fazem o percurso a seu tempo e chegam ao topo da Serra do Marão ainda sob um céu estrelado, que se vai transformando até o sol surgir na linha do horizonte. Até que o sol dê ar da sua graça, o caldo de cebola faz as maravilhas de quem desgastou as energias na subida.

A descida é realizada em grupo, com os primeiros raios de luz a surgir entre as copas das árvores, e a jornada termina com um pequeno-almoço, onde o protagonista é o café servido no pote.

Atreva-se a percorrer o caminho pelas encostas do Marão e rejubile-se com o nascer do sol no topo do Reino Maravilhoso de Miguel Torga. Pois o nosso Marão também é Douro!

Local: Início na Capela de Nossa Senhora do Viso
Morada: Viso - Fontes
Hora: das 19h00 do dia 6 às 9h00 do dia 7
Público-Alvo:  Famílias e aficionados de caminhadas e trilhos
Informações e inscrição:  santamartacaminha@cm-smpenaguiao.pt  ou 254 810 130
Custo: 15,00€ (a inscrição inclui t-shirt, jantar, reforço na subida e na chegada e pequeno-almoço).
E-mail:  santamartacaminha@cm-smpenaguiao.pt 

Partilhar este evento
Voltar
A informação contida nesta página é da responsabilidade da instituição ou entidade promotora.