Em outubro de 2023 aconteceu o lançamento do portal InvadeMAG, criando uma presença forte, e que há muito sentíamos urgente, da revista da Rota Histórica das Linhas de Torres na World Wide Web.
A revista INVADE e o portal InvadeMAG não concorrem entre si. Pelo contrário, complementam-se: por não estar sujeito aos constrangimentos das edições em papel, o InvadeMAG permite oferecer não só conteúdos que não são impressos por limitações de espaço, mas também os que são naturais às novas tecnologias, permitindo uma oferta de maior qualidade às mais variadas faixas etárias, em prol das Linhas de Torres Vedras, da oferta turística da região e da promoção do seu património histórico único.
De facto, o InvadeMAG é muito mais do que a versão online da revista INVADE. Para além de disponibilizar um arquivo exaustivo de todos os conteúdos da versão impressa, o portal oferece funcionalidades que são possíveis apenas em formato digital. O InvadeBLOG é o blogue do InvadeMAG, com informação permanente, em tom coloquial, sobre o que vai acontecendo na região e apontamentos das Linhas e das suas referências histórico-culturais. InvadeCAST é o podcast (em vídeo e disponível também, em áudio apenas, no Spotify) da Rota Histórica. Documentários produzidos pela RHLT, como o BonapARTE e o Napoleonaea imperialis, podem ser vistos diretamente no portal. Galerias de imagens permitem dar ao público uma visão muito mais abrangente dos artigos publicados na revista e dos acontecimentos que vão tendo lugar na Rota Histórica. Publicações em papel da RHLT, como o guia bilíngue No Coração das Linhas de Torres, estão disponíveis em versão PDF. Estas são apenas algumas das muitas funcionalidades que o portal já possui, mas – porque não sabemos estar sossegados – muitas outras serão acrescentadas no futuro.
Por fim, a versão em língua inglesa do InvadeMAG não é uma simples tradução da versão em português. Pelo contrário, é objeto de uma curadoria e edição com o objetivo de acrescentar informação relevante para os leitores de outras nacionalidades e de clarificar textos e referências de difícil compreensão para quem não domina a língua portuguesa.