DEZEMBRO 2020 A JUNHO 2021
Paulo Piteira
Presidente da Assembleia Geral da Rota Histórica das Linhas de Torres

As dificuldades que o ano de 2020 nos trouxe são sobejamente sentidas por todos, sendo conhecidos os impactos que provocam na nossa vida, na atividade económica e nas dinâmicas culturais.

Mas, mais de sete meses decorridos após a Declaração do Estado de Emergência, é tempo de nos mobilizarmos para contrariar os fatores de paralisia da nossa vida coletiva. 

É chegada a altura de olharmos para lá dos limites que a situação sanitária ainda nos impõe identificando as oportunidades que se nos oferecem para a retoma e desenvolvimento.

Urge, pois, dinamizar o potencial turístico do património das Linhas de Torres envolvendo no processo as populações, instituições e empreendedores, trazendo-os à participação para a concretização deste objetivo. 
Todos estamos convocados para transformar o potencial existente num motor de desenvolvimento em benefício das nossas comunidades.

A estratégia que desde a primeira hora adotámos para realizar o potencial turístico das Linhas de Torres tem por alicerces incontornáveis as populações e os agentes económicos da região, sem os quais nenhum projeto de dinamização turística é concretizável. 
A revista INVADE vem dando, e continuará a dar, o destaque merecido tanto ao Património como aos protagonistas locais, nomeadamente os empreendedores com atividade no território; os que já vêm colaborando com a Rota Histórica em iniciativas várias, mas também aqueles que, estamos certos, estão prestes a juntar-se a nós.

Tal como há 200 anos, vamos vencer esta batalha e derrotar o invasor.

Ao trabalho.

 
PRÓXIMO ARTIGO