DEZEMBRO 2021 A JUNHO 2022

Quando o soalheiro outono termina e chegam os dias recatados de inverno, é hora de acalorar a alma e o coração. venha usufruir das sugestões que lhe propomos e, em momentos de enriquecimento cultural em perfeita simbiose com a natureza, o território e as pessoas, construa a sua história!

 ONDE DORMIR

ENCOSTA DO ALMARGEM


Encosta do Almargem é um alojamento local que oferece as condições ideais para uma confortável estadia num ambiente tranquilo, em pleno contato com a natureza, não obstante encontrar-se a apenas 30 Km de Lisboa. Aventure-se pela zona Oeste, deixe-se surpreender pelos montes e vales desta região e ao fim do dia aproveite para apreciar o pôr do sol enquanto repousa junto à piscina aquecida. Poderá ainda usufruir do ginásio ou passear pelos vários espaços exteriores. Este alojamento tem também capacidade para receber hóspedes com mobilidade reduzida.

(+351) 937 170 684
E-mail
Facebook

 ONDE COMER

A TASCA DO BECO TORTO


O Bife Wellington faz as delícias de quem visita A Tasca do Beco Torto, em Arruda dos Vinhos. O bife do lombo de vitela é envolvido em massa folhada e recheado com espinafres salteados, uma mistura de bacon e presunto e o célebre molho de cogumelos da casa. Assado no forno, acompanha com puré de batata e é ainda regado com um molho de emulsão confeccionado, entre outros ingredientes, com legumes, alecrim e vinho tinto, que torna esta iguaria única.

Este prato homenageia o comandante britânico Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington e, através do paladar, leva-nos numa viagem pela história das Invasões Francesas em Portugal e em particular no território de Arruda dos Vinhos.

Para este muito apreciado prato, A Tasca do Beco Torto propõe a harmonização com um clássico do concelho, o vinho tinto Lote 44 da Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos. De cor granada e aromas a frutos vermelhos, este Vinho Regional de Lisboa, de castas Touriga Nacional, Syrah e Aragonez, é macio e persistente no paladar, equilibrado e suave no final.

Beco Torto, 25
Arruda dos Vinhos
(+351) 919 884 290
Facebook
Instagram     

 O QUE FAZER

QUINTA DA ALMIARA


Após um tranquilo despertar, rume à Quinta da Almiara, na proximidade das Linhas de Torres.

Rodeada pelos seus 160 hectares de vinha, a quinta situa-se num local de excelência paisagística, na freguesia da Ventosa, concelho de Torres Vedras, e está inserida na Região Vitivinícola de Lisboa, de antiga produção vitivinícola, de clima temperado e sem amplitudes térmicas acentuadas, com suaves colinas e, pela proximidade do oceano, intensa influência atlântica.

A Quinta da Almiara, empresa familiar, dedica-se desde 1980 à produção de vinhos tintos e brancos de elevada qualidade, usando castas tintas e brancas selecionadas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Castelão, Merlot, Aragonez, Caladoc, Syrah e Fernão Pires.

Durante o percurso, mergulhado nas vinhas da região, encontra, ao topo, um edifício contemporâneo cuja arquitetura se entrelaça com as hastes das videiras.

Reserve um “Almiara Adventure” e, conduzidos por um jipe UMM da Westshuttle, percorra as vinhas da quinta na companhia do anfitrião, que lhe vai contar a história local e apresentar as diferentes castas cultivadas. 
O trajeto une dois tempos, levando-o a conhecer o Casal do Vale, quinta agrícola localizada bem próximo, onde estão plantadas as castas de brancos e onde é feita uma pausa para cheirar, provar e sentir o néctar aqui produzido.

No final do percurso, um piquenique na vinha estará preparado para o receber e proporcionar um momento em família, enquanto degusta os produtos da terra regados de um vinho tinto ou branco. Prometemos-lhe uma manhã memorável num lugar onde as origens da quinta e o conhecimento das gentes da terra são enaltecidos. De olhos postos nas Linhas de Torres, queremos tornar único este momento.

Se pretender ainda mais conforto, contacte a Westshuttle e deixe-os conduzir a sua escapadinha de dois dias e desvende o património do território das Linhas de Torres com roteiros repletos de emoção e paisagens de cortar o fôlego, numa região onde imperam a história, a cultura, a gastronomia e o vinho.

Quinta da Almiara
Estrada Municipal 555, km 9
Ventosa
2565-828 Torres Vedras
Web
E-mail
West Shuttle - Transfers and Tours
Ventosa – Torres Vedras 
(+351) 919 465 239
Web
E-mail

 O QUE VISITAR

IGREJA DE SANTO QUINTINO

Sobral de Monte Agraço


Mandado construir em 1520 pelo rei D. Manuel I e Monumento Nacional desde 1910, é um dos mais belos templos de arquitectura manuelina e renascentista da região de Lisboa. Ostenta um pórtico do séc. XVI com vários elementos decorativos de estilo manuelino e renascentista e o seu interior é um autêntico museu de azulejo, do século XVI ao século XVIII, e possui pintura, estatuária e peças arquitectónicas de elevado valor. Santo francês cuja devoção foi provavelmente introduzida pelos cruzados que vieram ajudar os reis portugueses na reconquista cristã, este é o único local onde Santo Quintino, padroeiro da freguesia do mesmo nome, é venerado em Portugal. Não obstante ter recebido várias intervenções de restauro, as mais profundas durante o século XX, a igreja foi poupada da destruição e saques provocados pelas tropas francesas durante a sua presença na região, beneficiando do facto de ter sido instalado nas proximidades um quartel-general avançado do exército anglo-português.

Largo Dom Manuel I
Santo Quintino
2590-288 Sobral de Monte Agraço
Posto de Turismo: (+351) 216 942 296

 

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA AJUDA

Arranhó


O Santuário de Nossa Senhora da Ajuda é um dos maiores locais de devoção no Município de Arruda dos Vinhos. Conta a lenda que Nossa Senhora apareceu a uma pastora neste lugar, até então árido, e aqui fez aparecer água, que nunca mais faltou no local. Visite o Santuário e deixe-se envolver pelas suas memórias e fervorosas tradições. 


E-mail
Facebook

 

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DAS LINHAS DE TORRES - ARRUDA DOS VINHOS


Localizado no Centro Cultural do Morgado, destaca-se pela sua estrutura multifuncional, dando a conhecer o património do concelho associado às Linhas de Torres e afirmando a sua importância no contexto das Invasões Francesas. Caracterizada por um design gráfico atraente e contemporâneo, bem como pela interactividade, aborda o tema através de um discurso museológico acessível a diferentes públicos, estimulando o visitante a conhecer e desfrutar das estruturas militares do município ligadas às Linhas de Torres: o Forte do Cego e o Forte da Carvalha. É também um excelente ponto de partida para conhecer a paisagem envolvente.

Em 2011, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres em Arruda dos Vinhos recebeu da APOM - Associação Museu Português de Museologia uma Menção Honrosa pela melhor gestão e aplicação multimédia. 

Centro Cultural do Morgado
Posto de Turismo
Rua Cândido dos Reis
2630-112 Arruda dos Vinhos
(+351) 263 977 035
E-mail
   ARTIGO ANTERIOR
PRÓXIMO ARTIGO