A sustentabilidade está no ADN do restaurante Bonapartit. Integrado no contexto maior que é o Eco Parque Aventura Sniper, faz parte de um sistema de sustentabilidade para o qual contribui com os resíduos sólidos e líquidos da sua cozinha, que vão alimentar o sistema de compostagem que fertiliza a horta biológica.
Sob a direção do chef Helder Branco, a cozinha do Bonapartit utiliza ingredientes regionais selecionados entre os melhores fornecedores e inclui produção própria de vegetais e hortícolas. A carta é sazonal e apresenta paladares tradicionais com personalidade própria, recuperados de receitas antigas da região.
A garrafeira do Bonapartit, meticulosamente selecionada, é composta por um conjunto de 29 vinhos que inclui várias opções de Arinto, a casta cujo nome se confunde com o da própria região de Bucelas, com opções monocasta e blended. Do resto do País, apresenta curiosidades pouco conhecidas que fazem da descoberta um prazer para o enófilo.
O Bonapartit organiza ainda masterclasses de vinhos e gastronomia, para além possuir um verdadeiro serviço de bar, com uma carta de cocktails que permite, por exemplo, antecipar a refeição com um clássico Negroni e fechá-la sofisticadamente com o sabor intenso de um Whisky Sour.
· 1,5kg de coelho
· 150g de cenoura
· 170g de cebola
· 10g de alho
· 130g de cogumelos
· 300ml de vinho branco
· 100ml de azeite
· 1 ramo de cheiros
· 700ml de água
· 10g de sal grosso
· 100g de farinha
· 2 folhas de louro
· 140g de tomate pelado
· salsa picada q.b.
· meia malagueta
· 200g de arroz branco
· 3g de pimenta preta
MODO DE PREPARAÇÃO:
Limpar o coelho de gorduras e cabeça. Cortar pedaços (mãos, as pernas em dois e barriga em três).
Marinar o coelho de um dia para o outro com vinho branco, alho, louro, sal, pimenta, um fio de azeite, cebola e cenoura cortada em brunesa.
Passar o coelho por farinha e selar num tacho com azeite, retirar o coelho, colocar as brunesas e puxar.
Adicionar o tomate e puxar. Juntar os cogumelos cortados em 4 e a marinada.
Deixar evaporar o álcool.
Adicionar o coelho, a água, o ramo de cheiros e a malagueta. Cozinhar lentamente.
Depois de cozinhado retirar a carne do molho (se tiver pouco molho juntar mais água, retificar temperos e ferver). Retirar o ramo de cheiros.
Adicionar o arroz e cozinhar cerca de 20 minutos até estar no ponto.
Reaquecer a carne colocando-a no arroz e servir a gosto.