Compreender a Revolução Francesa e a era napoleónica na plenitude dos seus efeitos globais não é fácil — tantas foram as transformações que provocaram nas sociedades atingidas. Este documentário fala-lhe das mudanças perenes que o território português em geral, e a região das Linhas de Torres em particular, sofreram com a defesa de Lisboa em 1810.
As linhas do nosso horizonte parecem-nos hoje insuperavelmente belas. Não porque outras não o sejam igualmente, mas porque é da natureza das Linhas de Torres serem isso mesmo: insuperáveis.
Perguntámo-nos se seria possível sintetizar o InvadeMAG em dois minutos. Eis o resultado.
Que impacto tiveram Napoleão e Joséphine Bonaparte na flora portuguesa e europeia e na seleção das espécies botânicas que povoam os nossos campos e jardins? Muito mais do que vulgarmente se supõe. Acompanhe-nos ainda numa fantástica viagem às regiões austrais (e saiba o quão perto esteve pelo menos parte da Austrália de hoje falar francês) nesta produção da Rota Histórica das Linhas de Torres.
Um olhar sobre como as pistolas e os mosquetes eram usados durante a Guerra Peninsular, com demonstrações de exercícios de carregamento e disparo. Os exercícios foram executados por membros da Associação 13 de Setembro de 1913 no Forte do Alqueidão.
Se a influência de Napoleão nas artes teve motivações sobretudo propagandísticas, ela não deixou de ser profícua, funcionando como agente impulsionador - voluntário ou não - de novas formas de intervenção artística. Viaje connosco aos principais movimentos artísticos do dealbar do século XIX e conheça os seus protagonistas nesta produção da Rota Histórica das Linhas de Torres.
Uma introdução ao funcionamento de uma peça de artilharia de campanha da Guerra Peninsular, apresentada pelo engenheiro Faria e Silva. O exercício de carregamento e disparo foi demonstrado por membros da Associação 13 de Setembro de 1913 no Forte do Alqueidão, mostrando como as equipas de artilharia trabalhavam no início do século XIX.