André Manz, grande entusiasta dos vinhos portugueses, cedo se apercebeu da tradição e do grande potencial da região das Linhas de Torres Vedras para produzir vinhos de qualidade. Decidiu comprar uma pequena vinha para fazer vinho para si, sem fins comerciais, mas quando os enólogos ali encontraram 200 cestas da quase extinta casta jampal percebeu que estava perante algo raro e único. O resultado a todos surpreendeu pela qualidade e exclusividade do vinho.
O projeto Manzwine é único devido a toda a história e tradição da vila de Cheleiros, bem como à recuperação da casta jampal, uma uva quase extinta usada na produção do Dona Fátima, o único vinho no mundo 100% jampal.
Em 2008 André Manz fundou a ManzWine, hoje uma Adega boutique premiada nacional e internacionalmente, com dois dos seus vinhos entre os 50 melhores vinhos portugueses e alvo de excelentes críticas em todo o mundo.
Para além da produção de vinhos premium, o projeto ManzWine pretende trazer de volta à vida a quase esquecida vila de Cheleiros, a 30 minutos de Lisboa. Nesse sentido tem vindo a recuperar edifícios ligados à história da vila, como a antiga escola primária e um lagar antigo, onde hoje estão a sala de barricas da ManzWine e a sua loja/museu.
Boas razões para ir a Cheleiros conhecer a ManzWine e experimentar os vinhos, com a certeza de que levará uma ótima experiência para contar aos amigos.
1. Enquadramento histórico da aldeia e do projeto da Manzwine.
2. Visita ao Museu da Manzwine.
3. Visita à Adega e explicação dos processos de colheita e vinificação.
4. Visita à Escola Antiga e à sala de barricas com explicação dos processos de envelhecimento.
5. Degustação de vinhos Manzwine acompanhada de pão de Cheleiros (Mafra) e azeite extra virgem.
Agende sua visita com antecedência, informando qual o número de pessoas e o idioma desejado (português, inglês ou francês).