Este ano de 2021 que finda foi, tal como o anterior, muito desafiante face à situação imposta pela Pandemia. Tal não significou, no entanto, um abrandamento da ação da Associação da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), que se adaptou às circunstâncias e prosseguiu com ações em torno da sua missão e objetivos.
A RHLT encontra-se, assim, em fase final de implementação de diversos projetos, fruto de candidaturas levadas a efeito pela Associação, per si ou através de consórcios, o que se traduz na concretização de mais e melhores meios de valorização, recuperação e divulgação do património das Linhas de Torres Vedras.
Os seus resultados criarão um conjunto de mais valias para todos aqueles que se interessam pela temática e que têm vindo a apostar neste projeto tão rico, diverso e abrangente: desde logo, a comunidade integrada no território da RHLT, que de forma entusiástica tem vindo a apropriar-se das Linhas de Torres, do seu significado, do seu valor inestimável e da necessidade de as valorizar e proteger. Abrangem também o turista estrangeiro, que toma progressivamente contacto com esta região a norte de Lisboa e descobre toda a riqueza histórica e patrimonial associada a este período da História Peninsular e Europeia, quer pela observação direta das linhas, quer pelo acesso a novas experiências tecnológicas, como a realidade virtual e aumentada. E são ainda dirigidos às entidades privadas, que ganham consciência da importância da criação de produtos associados a este projeto, incorporando as Linhas de Torres nos seus próprios empreendimentos de forma criativa. Por fim, as ações a desenvolver pensam em respostas dirigidas à comunidade educativa, que ganha novas oportunidades de apreender e trabalhar a temática das Invasões Francesas (que é parte integrante dos seus programas escolares) com recursos mais apelativos.
Com persistência e contínua articulação, continuaremos o trabalho com todos os que se associam a este projeto, com mais e melhores estímulos e resultados em prol da Rota Histórica das Linhas de Torres.