Destinada aos viajantes que gostam de conciliar a sua necessidade de informação com o acesso simples e rápido a conteúdos turísticos, a Rota Histórica das Linhas de Torres tem já disponível uma aplicação turística para Android e iOS. Está disponível em quatro idiomas: espanhol, francês, inglês e português. Esta experiência, com atraente conteúdo gráfico, pretende apoiar o utilizador na exploração das Linhas de Torres, através dos seus pontos de interesse e percursos turísticos temáticos, dando sugestões sobre o que ver, o que fazer, onde comer e onde dormir, num território que se estende do oceano Atlântico ao rio Tejo, a apenas cerca de 30 km a norte de Lisboa.
Na secção Passaporte, o visitante pode complementar a visita com as suas próprias capturas fotográficas. A nossa mascote acompanhá-lo-á na sua viagem para lhe lançar alguns desafios!
A aplicação pode ser descarregada gratuitamente da App Store (iOS) e do Google Play (Android).
A Rota Histórica das Linhas de Torres tem ao dispor do visitante seis mapas turísticos que combinam a ilustração e a infografia com pequenos textos informativos. Quando alinhados, os seis mapas convertem-se num mosaico, revelando uma imagem completa que ilustra a defesa das Linhas de Torres.
Cada mapa é em si mesmo um documento, sendo uma das faces comum ao conjunto. Nesta fornece-se ao visitante informação geral sobre os seis percursos de visita temáticos: Torres Vedras na Primeira Linha, Wellington, A Defesa do Tejo, Grandes Desfiladeiros, O Nó das Linhas e Do Palácio ao Atlântico. inclui-se também informação sobre o património relacionado com as Linhas de Torres, assim como sobre outros atrativos patrimoniais da Rota Histórica.
No verso do mapa, destaca-se o património particular de cada um dos municípios por onde se estendem as linhas defensivas: Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, com uma narrativa localmente mais detalhada sobre o que conhecer e visitar.
Uma ferramenta útil para a sua viagem que, ocupando pouco espaço, constitui um excelente elemento de orientação e cuja qualidade gráfica, representando em alguns casos e reconstituindo, noutros, o património com realismo e detalhe, a torna uma excelente recordação dos espaços que visitou.
Os mapas são gratuitos e existem em dois idiomas: português e inglês. Podem ser obtidos nos Centros de Interpretação das Linhas de Torres e Postos de Turismo da região. Se preferir uma versão PDF, descarregue-a aqui mesmo!